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24 JAN
2018
Indústria global do luxo espera superar 490 bilhões de euros até 2020

A empresa espera que o crescimento do setor seja impulsionado pelos mercados emergentes e pelo desenvolvimento do canal “online”.

“As tendências no setor do luxo estão mudando rapidamente, impulsionadas pelo novo consumidor digital, que vê a moda de uma perspectiva diferente e exige um relacionamento mais personalizado com as marcas. Estamos em um momento profundamente perturbador no qual, longe de identificar uma ótima tendência que orienta a evolução do setor, estamos vendo comportamentos diferentes de acordo com diferentes categorias e mercados” disse Patricia Fernandez Mesa, diretora responsável por Moda e Luxo na EY.

As receitas do segmento mais alto do luxo, o “high-end”, alcançaram 269 bilhões de euros globalmente em 2016, e espera-se que a taxa de crescimento anual composta (CAGR) seja de 3,4% até 2020.

Este valor é superior aos 2,8% registrados no período 2012-2016, mas contrasta com o aumento anual de 11,7% entre 2009 e 2012.

De acordo com a EY, entre as explicações para essa desaceleração está a mudança no comportamento do consumidor, que agora mostra maior interesse em combinar produtos específicos high-end com itens mais acessíveis.



Além disso, segundo o relatório, a irrupção da era digital também impactou diretamente as vendas globais do setor, devido à maior transparência e à capacidade de comparar preços online, bem como contribuiu para o declínio da freqüência e do tráfego nas lojas físicas.

Por outro lado, os segmentos Premium e de entrada em luxo alcançaram um volume de negócios de 101 bilhões de euros em 2016, com uma CAGR de 4,4% entre 2012-2016.



De acordo com o relatório EY, a mudança no mercado a favor desses dois segmentos se deve, entre outros fatores, pelo aumento da classe média em países como a China e a Índia, um aumento nos preços de produtos de luxo, à tendência de combinar marcas e produtos de diferentes segmentos, e ao aumento da moda casual.

Por fim, a indústria de perfumaria e cosméticos aumentou o seu volume de negócios de 47 bilhões para 49 bilhões de euros em 2016, com uma taxa de crescimento anual composta estimada em 3,9% até 2020, abaixo dos 5,9% de 2012-2016, e dos 4,9% registrados entre 2009 e 2012.



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