Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
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29 NOV
2017
BRUNELLO CUCINELLI, O IMPERADOR DO CASHMERE

No topo do morro coberto por uma floresta de ciprestes há um castelo medieval, que Cucinelli reformou e transformou em sua moradia e em uma escola. Escola que tem como principal objetivo treinar os seres humanos, restaurar a dignidade e nobreza para trabalhar em direção a construção da excelência.



Uns metros mais abaixo, artesãos tecem suéteres de cashmere com a pelagem das raras cabras hircus. Ele pede que todos os 1.000 funcionários saiam do trabalho às 17h30 e que não mandem emails relativos ao serviço após esse horário, a fim de preservar suas energias criativas. “As pessoas precisam descansar”, diz Cucinelli. “Se eu os obrigo a trabalhar demais, eu roubo a alma deles. Hoje trabalhamos demais. Estamos permanentemente conectados, e é preciso descansar para ser criativo”, diz.

Cucinelli chama a sua abordagem centrada nos funcionários de capitalismo humanístico e relaciona-a com sua adolescência. Ele viu o pai trocar a vida da família por uma fábrica de cimento. Quando era adolescente, seu pai o levou junto aos seus 13 irmãos para a cidade, onde passou a trabalhar numa fábrica escura de cimento. “Todos os dias meu pai voltava para casa humilhado, sendo ofendido e maltratado constantemente por seus superiores. Os colegas faziam gozação de suas roupas de camponês.” Foi aí que jurei que qualquer coisa eu fizesse na vida, faria para dar dignidade às pessoas”, explica Cucinelli.

Formado em topografia nos anos 70, Brunello seguiu o caminho da engenharia, mas nunca sentiu paixão pelo trabalho. Ele cresceu na pobreza. Junto com sua família, ele trabalhava a terra para ter comida na mesa. As coisas não mudaram muito depois que seu pai e os irmãos começaram a trabalhar na fábrica. Foi desde a adolescência, que Brunello Cucinelli prometeu a si mesmo que ele iria se tornar um guardião da humanidade.

Em 1978, contratou dois funcionários e fundou uma marca de roupa de nome próprio, com o objetivo de vender pullovers feitos em lã de cashemere.

Quase 40 anos depois, a marca conta com 122 lojas em todo o mundo e mais de mil empregados que garantem cerca de 450 milhões de euros de faturação anual e um crescimento a rondar os 10%.

Cucinelli se tornou um dos estilistas e empresários mais amados da Itália também por sua paixão pelo território onde nasceu e fundou sua empresa.

Ele pode não ser tão famoso como os designers italianos Giorgio Armani ou Roberto Cavalli, mas ele é definitivamente mais memorável. A cada ano, Brunello Cucinelli doa 20% de seu lucro para a fundação da empresa que se engaja em projetos sociais, e de caridade.

A linha Brunello Cucinelli é moderna, mas ao mesmo tempo é uma marca de moda atemporal e, atualmente, oferece uma coleção completa de acessórios, bolsas, sapatos, agasalhos, blusas e muito mais, para homens e mulheres. Não há nada complicado sobre o vestuário e outros produtos que são simples e elegantes, fáceis de usar e extremamente confortáveis. Suas cores favoritas são em tons de bege, nude e preto.



Brunello Cucinelli é descrito como o imperador do cashmere, que sonhava em fazer lucro, continuando ético, digno e moral. Ter alguém no mundo da moda, que ainda considera tais valores não é apenas raro, mas é inspirador. Não são poucos os que ao entrarem em contato com Cucinelli se sentiram tocado ou, pelo menos, inspirados a ser melhor e a fazer melhor, criando uma ligação entre sua alma e seu trabalho, típico da excelência.

“Há uma bela expressão de Voltaire que diz que, se de seu tempo não aceitares as mudanças, provavelmente ficarás com a parte pior”, diz Cucinelli. “Por isso, não posso dizer que não acredito em tecnologia. Quero ser contemporâneo, mas sem perder a alma”, conclui Cucinelli.

A Maison du Luxe através do curso Luxury Management esteve com o CEO da Brunello Cucinelli, que por ter residido no no Brasil fala português e recebeu os participantes do curso no showroom da Brunello Cucinello em Milão.



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