Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
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25 OUT
2017
Dolce & Gabbana abre loja em Veneza que é um verdadeiro Palácio.

Eric Carlson, fundador da Carbondale, escritório de arquitetura localizado em Paris, foi convidado para assinar a nova loja Dolce&Gabbana de Veneza. A ideia principal foi criar uma nova e diferente experiência de varejo, que personaliza e evidência os valores culturais e as tradições de qualidade e autenticidade italianas, compartilhadas pela marca e a cidade. Esta é a primeira parceria entre a Carbondale e a grife.



Eric explica que, ao projetar a loja de Veneza, foi essencial entender que a cidade não é um destino de compras como Paris e Milão, e sim, um destino cultural. Visitantes de todo o mundo vêm explorar a gama de tradições do local, desde a extraordinária arquitetura e urbanismo, o Festival Internacional de Cinema, à Bienal de Arte e Arquitetura e, claro, o Carnaval. O compromisso com o patrimônio artístico e artesanato veneziano para criar a nova loja se tornou a gênese da direção do design arquitetônico, um desafio que contou com o apoio das associações Save Venice e Venetian Heritage, organizações criadas nos Estados Unidos que dão suporte e preservam a herança artística e cultural de Veneza. A Venetian Heritage é parte de um dos comitês privados da UNESCO.



O local, de 800 metros quadrados, foi criteriosamente selecionado para cumprir a estratégia de design como um apogeu da cultura veneziana. Situado em dois níveis ao longo da Via XXII Marzo, a loja combina uma estrutura de construção contemporânea impressionante com o histórico Palazzo Torres, um antigo banco, de 1880, projetado pelo arquiteto e escultor Giuseppe Torres, no estilo renascentista neo-veneziano.



Para uma marca definida por contrastes, o design exterior e interior explora e acentua a divergência entre o "histórico" e o "contemporâneo" com um design territorial inspirado no modelo de palácio italiano com suas salas distintas, cada um com cores e acabamentos característicos diferentes. O design contemporâneo de Eric Carlson homenageia a arte tradicional veneziana que remonta há séculos.



A experiência começa ao ingressar pela fachada de pedra simétrica para descobrir a entrada do edifício do século XIX meticulosamente restaurada, exibindo os acessórios da marca para homens e mulheres. O espaço possui detalhes nas paredes e tetos em madeira escura esculpida e piso de mosaico de pedra criando um ambiente suntuoso. O mobiliário contemporâneo é projetado delicadamente para desaparecer ou refletir e acentuar o ambiente histórico.



A jornada então leva a um "átrio-canal" arquitetônico linear cheio de luz natural. Destaque para a parede de 20 metros de comprimento por 4,5 metros de altura de mosaicos de vidro dourado de 24 quilates, feito a mão em Veneza pelos tradicionais artesãos Orsoni e Friul. Além de refletir a luz natural, a parede suporta 45 prateleiras suspensas em latão que exibem as últimas bolsas e acessórios Dolce&Gabbana. Funcionalmente, o átrio central organiza as salas ao redor para as confecções feminina e masculina e joalharia high-end. Materiais tradicionais de artesãos italianos cuidadosamente selecionados para os trabalhos com mármores, mosaicos de pedra e vidro, incrustações de madeira, sedas adamascadas e vidros de Murano, definem e diferenciam a sequência de 14 salas ao mesmo tempo em que dão autoridade para cada categoria de produto.



A sala de ready-to-wear feminina é VERMELHA, as paredes são revestidas com mármores vermelhos Rosso Levanto e os pisos de mosaico de pedra, enquanto a área dedicada à coleção masculina é VERDE, com mármore e mosaicos menta. O espaço da joalheria AZUL é revestido com paredes de mosaico de vidro azul escuro, pontuado com mosaico de brilhantes estrelas de vidro dourado, inspiradas no pórtico da Basílica da praça São Marcos, do século X.



As salas AZUIS e VERDE de trajes formais masculinos são embaladas em damascos de seda azul, feitas pelas tradicionais tecelãs venezianas Bevilaqcua, mármores irlandeses verdes e os italianos azuis Boquira. O espaço de vestuário de gala feminino é DOURADO, definido com pisos incrustados de madeira, damasco dourado brilhante e mármore Giallo Siena. A experiência espacial aumenta em três salas excepcionais dos anos 1800, meticulosamente restauradas que receberam mobiliário criado pela Carbondale para acomodar as criações Dolce&Gabbana Sartoria para homens e, Serra para mulheres.



Eric Carlson considerou o design de cada elemento dentro dos espaços como uma expressão personalizada combinada com a imagem Dolce&Gabbana e os tradicionais artesãos venezianos. As maçanetas das portas, os ganchos de roupa, os expositores e os espelhos são soprados a mão no vidro de Murano pela família Seguso e a seda adamascada vem dos tradicionais tecelãos venezianos Bevilacqua e Rubelli. Para Carlson, "essas obras são atemporais, tanto contemporâneas quanto históricas, mas propriamente venezianas e propriamente Dolce&Gabbana”.



Luxo para Carbondale é medido pela reflexão e importância de cada detalhe e Eric está envolvido pessoalmente em todos os aspectos desde o início até o fim. Cada projeto é desenvolvido através de uma estratégia de design derivada de uma extensa fase de pesquisa que orienta o processo criativo para projetos personalizados e exclusivos em todas as escalas. Por exemplo, os assentos criados para a loja de Veneza são inspirados pela "alma couturier" de Domenico Dolce e Stefano Gabbana. A almofada de alfinetes, do alfaiate, se tornou o ponto de partida para as convidativas cadeiras e sofás que são cobertos com luxuosos veludos coloridos de acordo com os diferentes temas da sala.



O projeto combina e expressa a profundidade, diversidade e riqueza compartilhadas pelas culturas veneziana e Dolce&Gabbana através de uma experiência arquitetônica de descoberta, revelando tesouros históricos e design contemporâneo exemplar para celebrar uma marca e uma cidade.



Sobre Carbondale

Conceituado escritório de arquitetura fundado em Paris, em 2004, sob a liderança do experiente arquiteto americano Eric Carlson, trabalha com a busca do excepcional a partir da combinação de traços contemporâneos e inovadores unindo design e luxo em projetos excepcionais, customizados para cada cliente. Entre as distintas joias arquitetônicas criadas pelo estúdio Carbondale estão a Maison Louis Vuitton Champs-Elysees, na capital francesa, a sede da Escada, em Munique, as lojas conceito de TagHeuer, Tiffany &Co., H. Stern e a Longchamp, na prestigiada New Bond Street, em Londres. Para atender à demanda crescente do mercado de luxo no Brasil, a Carbondale criou desde 2011, um estúdio na capital paulista, liderado pela sócia arquiteta Juliana Cintra do Prado. Dentre os projetos que assina no país, estão o interior do Shopping JK Iguatemi, a joalheria H. Stern, o restaurante Tre Bicchieri, a revitalização do Shopping Iguatemi Faria Lima e o Piselli Sud do Shopping Iguatemi. O escritório vem recebendo diversos prêmios internacionais como: O The Rare Tallent Prize 2010, o Asia´s Top 10 Retail Projects de 2013, pela Longchamp de Hong Kong e no mesmo ano o escritório foi premiado com o importante Best Designers, pelo restaurante Tre Bicchieri de São Paulo.



Sobre Eric

Eric nasceu nos EUA e em 2004 fundou a Carbondale, em Paris. Foi responsável por co-fundar e dirigir o Departamento de Arquitetura da Louis Vuitton e também colaborou com os escritórios de arquitetura de Rem Koolhaas, Oscar Tusquets, e Mark Mack. Eric tem realizado uma grande variedade de arquitetura de interiores e projetos notáveis no setor de luxo por toda a Europa, além da América do Norte e Sul, Ásia e Austrália. Entre os destaques, um projeto emblemático para Louis Vuitton em Tóquio e Nagoya, para Longchamp em Hong Kong e Nova York, para Tag Heuer Londres, Sydney e Las Vegas, o Headquarers para Escada em Munique, o 360 ° Watch Museum para Tag Heuer, na Suíça, e um número de residências particulares como o da Céline. Em 2010 recebeu o prêmio de "Talento de la Rarete" pelo Centro de luxo e criação em Paris e "A construção mais bonita no Metal" em 2006, pelo o átrio da Louis Vuitton na Champs Elysées Building. Além disso, recebeu o "Seoul Metropolitan Governo Award" pelo o Seoul LV, edifício na prestigiada Cheongdam-Dong avenida de moda em Seul, Coréia do Sul. Entre seus trabalhos estão exposições como “Logique / Visuelle" em Tóquio, a "Inclusive" na Galeria de Aedes em Berlim e Milk Gallery, em Nova York. Eric também participou como palestrante e crítico convidado em Harvard, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Tulane e da Associação de Arquitectura, em Londres.



Carbondale Brasil
www.carbondale.fr
Avenida Paulista 1765 7º andar cj 72
01311-200 São Paulo SP
BR +55 (11) 2450-7890


Carbondale França
www.carbondale.fr
5 Place André Malraux
45001 Paris, France Tel. 33 1 44827676










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