Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO PARA O MERCADO DO LUXO
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Maison du Luxe -
 
/Fotos
18 OUT
2017
Palestra A Construção da Excelência: Criação, Moda e Experiência
 
Câmara de Comércio França Brasil - São Paulo - SP
 
Aconteceu no dia 18 de outubro na Maison Alexandrine em São Paulo, mais uma palestra da Comissão do Luxo da Câmara de Comércio França Brasil. Rodrigo Rosner, diretor criativo da Maison Alexandrine, ministrou a palestra: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA: CRIAÇÃO, MODA E EXPERIÊNCIA. Antes do inicio da palestra os participantes foram convidados por Eduardo Seemann, coordenador de marketing da Maison Alexandrine para conhecerem a parte de criação da Maison Alexandrine, o que tornou-se uma experiência muito especial, pois a Maison Alexandrine é recheada de pequenos detalhes que foram contados por Alexandra Fructuoso, CEO da Maison Alexandrine. Após realizarem um passeio por toda a Maison, os participantes foram para a sala das noivas, aonde Rodrigo Rosner os esperava para iniciar a palestra. Rodrigo iniciou a palestra comentando como foi difícil o seu inicio de carreira. Com 17 anos, realizou a sua primeira coleção, que não vendeu uma peça e não foi um sucesso de crítica, que o levou a repensar e a ir estudar 2 anos em Central Saint Martins College em Londres. Retornando de Londres, assumiu a fábrica de atacado dos pais, por onde trabalhou 12 anos. Nesse tempo a veia artística não ficou parada, pois acabou abrindo um mini atelier na fabrica, para poder atender as amigas que queriam vestidos sob medida para irem a casamentos. Rodrigo confessa que sempre foi mais apaixonado por fazer vestidos sob medida para festas, do que fazer roupas para o fast fashion, que você precisa vestir uma pessoa com manequim 36 e outra com 52. O sonho é coletivo e você acaba pensando em um todo. Rodrigo aconselha a quem esta começando a nunca desistir do seu sonho, pois até alcançar o "sucesso"colecionou alguns dissabores em sua carreira. Um deles foi quando investiu todo o seu dinheiro em um showroom com o seu nome R Rosner, que não vendeu uma única peça. Participou em 7 edições da Casa dos Criadores em São Paulo e a convite de Paulo Borges em 4 edições do SPFW. Rodrigo teve que se reinventar varias vezes para alcançar o sucesso. As mudanças são necessárias para o crescimento profissional. Sempre foi uma pessoa que teve inspiração e sempre foi muito antenado no que estava acontecendo. A imperatriz Sissi foi inspiração para uma coleção. A rainha Vitoria foi tema de outra coleção, também criou uma coleção para homenagear sua avó em seu centenário. Fez uma coleção polêmica inspirada em Marbecca, que na década de 30 foi a maior assaltante de bancos nos Estados Unidos e treinou os 4 filhos para assaltarem bancos com ela. Atingiu o auge, quando realizou um desfile em Paris. Em 2016, a Maison Alexandrine foi inaugurada e foi convidado para ser o diretor criativo da Maison, criando a coleção Capsula, que foi uma homenagem as mulheres e foi inspirada em um jardim de Borboletas. Esse momento foi um casamento da Moda e o mercado de Luxo. Em sua opinião o maior desafio no "sob medida", não é o trabalho da fita métrica, mas sim em fazer o vestido sob medida nos desejos da cliente, pensando e retratando as necessidades e sonhos da cliente que irá vestir a roupa. "Luxo é você resgatar os valores de uma pessoa em uma roupa". Um exemplo clássico é o vestido de noiva, que é um sonho único e especial e é para uma vida inteira. Você irá participar desse momento especial que vai fazer parte da historia de uma pessoa. O casamento pode até acabar, mas o vestido de noiva será eternizado e naquele vestido está atribuído um sonho. Normalmente, um vestido de noiva leva em cerca de 8 meses para ser concebido e nesse período a noiva parece que vai para Marte, pois ela faz todos os tipos de regimes e emagrece muito, faz plastica, muda muito a forma do corpo e o modo de pensar e o vestido precisa acompanhar essas mudanças. Por isso, é muito importante ter um espaço agradável para receber as noivas, ter uma equipe muito bem treinada para entender e decifrar não só o sonho, mas o corpo da cliente. A cliente não pensa em preço quando tem e vê sua história de vida contado em um vestido de noiva. É um momento inenarrável! Tudo tem que ser muito bem ministrado e alinhado, desde o manobrista até a hora que a cliente vai embora. Tem que ser um trabalho em equipe, onde a experiência é o Luxo que predomina. Rodrigo ressaltou que a forma de consumir mudou nos últimos 20 anos. Hoje em dia, você consegue reconhecer o traço de um estilista em uma roupa. As clientes possuem uma afinidade com o estilista da marca e procuram traços desse estilista na roupa. Rodrigo finalizou dizendo que no Brasil ainda não existe uma procura para vestidos sustentáveis. Segundo ele, o mercado ainda não está preparado para isso. Alexandra Fructuoso, CEO da Maison Alexandrine fez uma participação especial na palestra comentando sobre o showroom da marca em Dubai e Los Angeles. Ela comentou os projetos em andamento, que inclui uma pop up em Trancoso e uma expansão em Portugal. Alexandra falou sobre o sucesso na repercussão do vestido usado por Sabrina Sato no casamento de Marina Ruy Barbosa, que foi assinado pela Maison Alexandrine e trouxe um marketing muito positivo para a marca. Com apenas um ano de existência, a Maison Alexandrine já conquistou um espaço na moda do Brasil e já está em processo de expansão para a conquista de um lugar na moda internacional. "Trabalhamos com os sonhos e o imaginário das pessoas e com uma expectativa muito alta, por isso, temos uma equipe treinada para entregar muito mais do que uma roupa, mas um desejo que se transforma em uma emoção e é isso que nos move para sermos cada dia melhores". Claudio Diniz é o coordenador da Comissão do Luxo da Câmara de Comércio França Brasil. Fotos: Jornalista Antonio Dantas
 
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